sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O HUMANISMO NA FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR


O texto o humanismo na formação do administrador, nos traz aspectos importantes referente ao humanismo na sua formação. O mesmo é observado a partir das áreas, mas sabemos que a instituição tem um importante papel nesse crescimento, são observados vários pontos que enriquecem os valores culturais da instituição.

Para o autores, o processo de formação, é estruturado conforme a nossa sociedade. Grandes pensadores defendem a idéia da formação universalista e mais completa, afirmando ser de primordial importância, para atuarmos como bons profissionais. Alguns pensadores afirmaram que o humanismo, busca uma nova imagem da sociedade a partir de idéias anteriores, e outros procuram trazer a tona todo e qualquer aspecto social e importante para a sua formação, afinal o estudo do humanismo é literalmente o homem.

Dessa forma, a universidade tem como proposta sanar essa busca no processo de formação para transmitir o conhecimento. A especialização e a super-especialização, fazem parte do atual cenário das universidades, que estão buscando atender as necessidades de profissionais para o mercado de trabalho. A especialização do trabalhador significa, ao mesmo tempo, uma desqualificação do mesmo, já que o trabalhador passa a exercer, muitas vezes uma única tarefa de forma exaustiva, monótona e repetitiva bloqueando qualquer criatividade que possa existir na sua atividade. A super-especialização do estudante pode gerar problemas sócias, cegando o profissional para qualquer consideração que ultrapasse o âmbito de suas competências técnicas.

O desenvolvimento do Brasil está relacionado ao ensino de administração, que iniciou através de um acordo político entre o Brasil e EUA, de 1950 a 1960, e possui momentos históricos, no governo de Getulio Vargas e Juscelino Kubitschek, com a introdução da tecnologia norte-americana, a industrialização no Brasil foi acentuada.
Em 8 de julho de 1966 o conselho federal de educação fixou  primeiro currículo mínimo para o curso de administração, tornando-se uma formação técnica. O curso seria constituído de varias disciplinas, incluindo sociologia e psicologia “aplicadas” á administração. Segundo o autor do texto, ele critica como pode ser aplicada uma teoria numa área da administração, onde as bases das duas disciplinas são desconhecidas pelos alunos? Porém as escolas têm autonomia para desenvolver outro tipo de formação. A administração é uma área diversificada, que existe um grande numero de autores de diversas áreas, que escrevem com êxito sobre a administração. Para o autor, a administração se encontra em uma pobreza epistemológica, da falta do componente humanista-filosófico nas organizações, causando grandes perdas ao conhecimento humano.

Os autores iniciam uma pesquisa que tem como finalidade investigar a formação humanista do curso de graduação em administração da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). A pesquisa foi desenvolvida visando descrever quais eram as áreas do conhecimento humanista, que estavam envolvidas no currículo do curso de administração da universidade. Deste modo foi feito um levantamento, buscando conhecer e analisar os currículos, e foram analisados individualmente, identificando-se o percentual que cada matéria representava, no total de horas aula do curso, e para atingir o objetivo foi feito um comparativo entre o primeiro currículo disponível, a partir de 1974, e o ultimo currículo que foi feito em 2006. E assim seria possível identificar o aumento ou diminuição das disciplinas indicativas de formação humanista do curso.

Na pesquisa realizada pela UFSC, dados mostram que o curso de administração era considerado bastante generalista, por possui varias disciplinas, E faz uma comparação entre as disciplinas do curso, que era divido em dois ciclos, o básico, e o profissionalizante; o básico servia para obter uma melhor formação com a presença de outras disciplinas, e o profissionalizante mais direcionado a área. O curso de administração era formado por 15 departamentos, originado de diferentes fontes de ensino, o departamento principal era o de administração e a outra grande parte era generalista e multidisciplinar. Em 2006 o curso passou a ser mais especializado e foram reduzidas de maneira significante as disciplinas de outros centros, excluindo assim alguns departamentos e reduzindo a multidisciplinaridade, o que tornou o curso mais especializado, e consequentemente o estudante super-especializado passou a ter menos conhecimento de outras áreas.

A conclusão do estudo que teve como propósito, pesquisar a formação humanística no curso de graduação em administração da UFSC, é que os autores desta pesquisa, com base em dados estudados, através de gráficos e tabelas, acreditam que a utilização das disciplinas de ciências humanas e sociais está cada vez menor, e que o foco está voltado para a formação dos profissionais, preocupados com as necessidades do mercado, deixando de lado o conhecimento amplo e a opinião humanística que um estudante universitário deve possuir.

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